Quando a terra treme
As notícias que chegam da Venezuela não deveriam passar por nós como mais uma informação perdida no meio do dia. A terra tremeu. Casas caíram. Famílias foram arrancadas da rotina comum, dessa vida simples em que todos nós acordamos achando que o chão vai continuar no lugar. E é isso que assusta. A gente vive como se tudo fosse firme, como se a casa fosse firme, como se os planos fossem firmes, como se o amanhã estivesse minimamente garantido. Até que, em poucos segundos, o chão diz o contrário.
Há pessoas procurando parentes. Outras tentando entender onde vão dormir. Há gente presa naquela espera terrível por uma notícia, sem saber se a próxima resposta trará alívio ou luto. Eu não consigo olhar para isso como se fosse apenas mais um acontecimento triste do outro lado do continente. Não deveria ser assim. Pelo menos não para a igreja.
Nós nos acostumamos demais com tragédias vistas pela tela. A imagem aparece, o coração aperta por um instante, alguém comenta alguma coisa, e logo outra notícia toma o lugar. É feio admitir, mas acontece. A alma vai criando uma casca. A pessoa continua informada, talvez até sincera quando diz que ficou triste, mas cada vez menos disposta a carregar peso. Esse é um dos perigos do nosso tempo: saber de muita coisa e se importar com quase nada por tempo suficiente.
A igreja não pode aceitar isso como normal. O cristão não foi chamado para ter o coração educado pela velocidade do mundo. Quando um povo sofre, mesmo longe, isso precisa nos alcançar. Não para alimentar curiosidade. Não para produzir opinião rápida. Precisa nos levar para diante de Deus. A dor do outro precisa encontrar algum lugar dentro de nós. Quando já não encontra, alguma coisa esfriou. E não deveríamos tratar isso com leveza.
A Escritura nunca fala do sofrimento humano como se fosse detalhe. Também não tenta deixar a dor mais bonita do que ela é. A Bíblia olha para o mundo sem maquiagem. Paulo diz que toda a criação geme e suporta angústias até agora. Não é uma frase bonita para momentos difíceis. É uma descrição da realidade. O mundo geme desde a queda. Às vezes esse gemido fica quase escondido, misturado às dores comuns da vida. Em outros dias ele aparece de uma vez, nos escombros, nos hospitais, nas ruas, no rosto de quem perdeu mais do que consegue explicar.
Um terremoto nos lembra, de modo duro, que vivemos num mundo quebrado. Não era assim no princípio. Deus criou todas as coisas boas. Muito boas. A ruína não veio das mãos do Criador, mas do pecado que entrou no mundo e atingiu tudo. A queda não deixou marcas apenas na alma humana. Ela alcançou a criação. Há rachaduras no coração do homem, mas também há um tipo de instabilidade nas coisas criadas. Desde que a morte entrou onde havia vida, o ser humano tenta construir segurança em um mundo que nunca conseguiu prometer segurança absoluta.
Eu sei que essa é uma afirmação pesada. E sei também que, em dias de tragédia, qualquer frase teológica pode soar dura se for dita do jeito errado. Mesmo assim, precisamos dizer: não estamos diante de um acidente perdido em um universo sem governo. O mundo não está solto. A dor não acontece num canto esquecido por Deus. Há pessoas reais sofrendo, sim. Há famílias sem chão, em todos os sentidos. Mas há Deus. O Senhor sobre todas as coisas.
Aqui é preciso falar devagar. Porque uma verdade bíblica dita sem compaixão pode até estar correta na forma, mas chega ferindo. E eu temo que, às vezes, nós reformados sejamos rápidos demais para defender a doutrina e lentos demais para chorar com quem chora. Não deveria ser assim.
Como cristãos batistas reformados, confessamos que Deus governa todas as coisas. Essa confissão não é uma peça de decoração doutrinária. Ela existe para sustentar a alma quando a parede cai, quando a notícia chega, quando o coração já não consegue juntar as partes. Nada está fora do decreto santo do Senhor. Nada se move fora da sua providência. Nenhuma lágrima cai em um lugar onde Deus não reine.
Isso não responde todas as perguntas da dor do jeito que a nossa ansiedade gostaria. E talvez seja bom admitir isso. Há respostas que só Deus conhece por inteiro. Mas a soberania do Senhor impede que o mundo seja absurdo. Impede que o sofrimento esteja entregue ao acaso. Segura a fé quando quase todo o resto parece escapar das mãos.
Ainda assim, existe um jeito terrível de falar da soberania de Deus. Um jeito seco, duro, quase cruel. Como se a doutrina fosse uma pedra na mão de alguém apressado para calar quem chora. Isso não é piedade reformada. É deformação. A soberania de Deus não nos autoriza a falar sem compaixão. Quem usa a providência divina para apressar o silêncio do aflito ainda não entendeu bem o Deus que governa.
O Deus que reina também se compadece. Essa verdade precisa governar o nosso tom. O Senhor assentado no trono ouve o aflito. Ele conhece a criança assustada, a mãe que espera resposta, o pai que procura notícias, o idoso que ficou sem casa, a família que não sabe como será a próxima noite. Nós é que muitas vezes colocamos a soberania de um lado e a misericórdia do outro. A Escritura não faz isso. Deus reina com santidade e se aproxima com compaixão.
A fé cristã não manda fechar os olhos diante da tragédia. Também não exige que expliquemos tudo depressa. Há momentos em que uma explicação rápida machuca mais do que ajuda. Jó teve amigos que sabiam falar sobre Deus, mas nem sempre souberam permanecer ao lado de um homem quebrado. Esse perigo continua perto de nós. Podemos ter frases certas, doutrina certa, textos certos, e ainda assim falar de um modo que não carrega misericórdia.
Antes de tentar resolver a dor em palavras, a igreja ora.
Orar pela Venezuela não é cumprir uma formalidade. Oração não é enfeite para tragédia. É dependência. É entrar diante do Deus vivo levando nomes que não conhecemos, ruas que nunca pisamos, famílias que nunca vimos, dores que não conseguimos medir. Nós dizemos “Venezuela”, mas Deus conhece cada casa. Dizemos “feridos”, mas Deus conhece cada leito. Dizemos “enlutados”, mas Deus conhece cada rosto. Dizemos “igreja”, e ele conhece cada congregação, cada pastor, cada diácono, cada crente cansado tentando permanecer firme.
Os recursos humanos são necessários, e seria insensato desprezá-los. Médicos precisam de estrutura. Socorristas precisam de força e lucidez. Voluntários precisam de proteção. Autoridades precisam agir sem vaidade, sem negligência, sem transformar dor em palco. Quando vidas estão em risco, decisões não são pequenas. Atrasos pesam. Mentiras pesam. Omissões também.
Mas seria cruel fingir que isso basta. Há perdas que nenhuma estatística alcança. Uma casa não é apenas parede. Ali havia roupas, documentos, fotografias, remédios, lembranças, pequenos sinais de uma vida inteira. Quem perde tudo isso precisa de abrigo, comida, cuidado médico e proteção. Precisa muito. Mas também precisa de misericórdia. Precisa de consolo onde a palavra humana chega fraca e quase sem voz.
A igreja deve pedir ao Senhor que preserve vidas, sustente os feridos, permita o encontro de sobreviventes e console as famílias que receberam ou ainda esperam notícias difíceis. Deve lembrar das crianças, porque elas sentem o medo mesmo quando não sabem nomeá-lo. Deve lembrar dos idosos e dos vulneráveis, que quase sempre sofrem primeiro e sofrem mais. E deve lembrar dos que trabalham no resgate, porque servir no meio da destruição exige mais do que técnica. Exige corpo, mente e alma debaixo de pressão.
Há também a igreja de Cristo naquele país. Não conhecemos os nomes. Deus conhece. Talvez haja irmãos reunidos em casas danificadas, pastores tentando consolar ovelhas enquanto carregam seus próprios medos, famílias cristãs sem saber como reorganizar a vida. Eles não são uma nota distante para nós. São irmãos. A vida deles não vale mais do que a de outros, mas eles pertencem à mesma família da fé. A comunhão dos santos não pode ficar bonita apenas na confissão. Ela precisa alargar nossa oração.
Uma igreja que não ora diante da dor do mundo está ficando pequena. Eu sei que essa frase incomoda, mas ela precisa incomodar mesmo. Pode ser uma igreja ocupada, organizada, cheia de atividades, com calendário cheio e linguagem correta. Ainda assim, pequena. O amor cristão não termina na porta do templo, nem na cidade, nem no país. Onde há gente sofrendo, há imagem de Deus marcada pela dor. Onde há irmãos aflitos, há membros do mesmo corpo gemendo. Se isso não nos move, o problema não está na distância. Está em nós.
Talvez seja necessário orar por nós também. Para que o excesso de notícias não mate a nossa compaixão. Para que não viremos espectadores religiosos de um mundo em ruínas. Para que Deus nos livre de uma fé que sabe discutir doutrina, mas não sabe dobrar os joelhos pelo aflito. Uma teologia que nunca chega perto da poeira do sofrimento humano pode até parecer bem arrumada, mas está longe demais do caminho do nosso Senhor.
Cristo não nos salvou para a indiferença. Ele entrou no nosso mundo caído e conheceu a dor por dentro. Chorou diante da morte. Tocou feridos. Acolheu cansados. Carregou pecadores. Na cruz, sofreu de verdade. Por isso a igreja ora sem separar o trono da cruz. Deus reina, sim. Mas ele não trata a nossa miséria de longe.
Essa é a nossa esperança. Não uma esperança limpa demais, distante demais, incapaz de tocar a vida real. A esperança cristã tem doutrina firme e mãos estendidas. Ela confessa que Deus governa, mas não fala como se o sofrimento fosse pequeno. O cristão não descansa porque a terra nunca treme. Descansa porque Deus continua sendo refúgio quando ela treme. Não descansamos porque os montes permanecem no lugar. Descansamos porque o Senhor permanece Senhor quando os montes se abalam.
O Salmo 46 fala exatamente nesse chão instável: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” O salmo não imagina um mundo tranquilo. Ele fala de terra transtornada, montes abalados, águas rugindo. A esperança bíblica permanece quando a estabilidade desaparece.
Que o Senhor tenha misericórdia da Venezuela. Que preserve vidas, console os aflitos, fortaleça os que servem e sustente sua igreja. Que contenha o mal, abra caminhos para ajuda verdadeira e faça muitos encontrarem, em meio à fragilidade da terra, o refúgio que só existe em Cristo.
E que nós não apenas saibamos o que aconteceu.
Que saibamos orar.


